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Como negativar um CPF? Saiba como negativar um cliente

Saiba como negativar um cliente

“Como negativar um cliente?” Se você já precisou lidar com clientes inadimplentes, certamente já se fez essa pergunta em algum momento. A negativação de devedores é um assunto que pode causar dúvidas, afinal, quando fazer uma negativação?
Bem, é interessante que a negativação seja feita após o esgotamento de todas as possibilidades de quitação da dívida de forma amigável, entrando como um último recurso. Caso você não saiba exatamente o que é uma negativação de devedores, acompanhe a explicação: Uma negativação é um processo de cobrança de dívidas, no qual as empresas são permitidas a inserir no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) o CPF ou CNJP de um cliente com dívida aberta em seu nome. Ao ter os dados inseridos no serviço de proteção ao crédito, o cliente fica impedido de contratar novos empréstimos, realizar vendas a prazo e financiamentos até que os valores pendentes em seu nome sejam regularizados. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, podem ser inseridas no SPC dívidas vencidas ou que não foram pagas em sua totalidade. O prazo máximo para inserir os dados do inadimplente e realiza a negativação de devedores é de cinco anos. Mas afinal, como negativar um CPF?

Como negativar um CPF – Diferença entre protesto e negativação

O primeiro passo para saber como negativar um cliente no Serasa é entender que, apesar de com frequência serem usados como sinônimos, negativação e protesto são coisas diferentes. Bem, “protestar um nome” significa oficializar a inadimplência em cartório. Nesse caso, o cobrador busca uma resolução rápida para o débito. Dessa forma, é necessário comprovar a falta de pagamento e então, com toda a documentação em mãos, o tabelião irá avaliar se o protesto da dívida é válido ou não. No caso da negativação de um cliente, o processo é feito inteiramente pelos serviços de proteção ao crédito e o custo da operação é arcado pela empresa. Bem, agora que você já sabe as diferenças entre protesto e negativação, vamos compreender melhor como negativar um cliente.

Como negativar um cliente no Serasa – Como é feita a negativação?

Bem, o primeiro passo para iniciar o processo de negativação de devedores é deixar o cliente ciente de que o atraso daquele título pode resultar na inclusão dos dados dele ao SPC e Serasa. Para isso, é possível realizar avisos prévios por meio de mensagens ou contatos telefônicos explicando o período para a quitação do título e então o prazo que leva para negativar o cliente. Mas, como negativar um CPF? Siga esses 4 passos:
  1. Mantenha o cadastro do cliente atualizado: para negativar um cliente é necessário informar todos os dados dele, tais como nome completo, CPF ou CNPJ, valor da dívida, data de compra, data de vencimento e endereço. Se atente para essas informações sempre que cadastrar um novo cliente pois, caso haja divergência nos dados informados, o sistema irá recusar a negativação;
  2. Tenha documentos que comprovem a dívida: é importante que existam documentos com assinatura do cliente inadimplente que comprovem a existência da dívida. Podem ser carnês, promissórias ou contratos, mas possuindo a assinatura do cliente você reduz as chances de ser acionado na justiça por contestar uma dívida indevida.
  3. Confira o tempo de atraso no pagamento: é recomendado que a negativação de um cliente ocorra somente entre 30 e 45 dias após o vencimento da dívida. Nesse período, opte por tentar quitar a dívida de maneira amigável.
  4. Acesse o sistema para negativação: realize o cadastro dos dados do cliente no sistema do Serasa e o órgão de proteção ao crédito entrará em contato com o cliente. Em caso de não pagamento, o CNJP ou CPF será negativado.
Agora que você já sabe como negativar um CPF e como realizar a negativação consulta poderá lidar melhor com os clientes inadimplentes. Caso queira ler mais sobre o tema, acesse nosso blog!

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