Saiba como negativar um cliente
“Como negativar um cliente?” Se você já precisou lidar com clientes inadimplentes, certamente já se fez essa pergunta em algum momento. A negativação de devedores é um assunto que pode causar dúvidas, afinal, quando fazer uma negativação?
Como negativar um CPF – Diferença entre protesto e negativação
O primeiro passo para saber como negativar um cliente no Serasa é entender que, apesar de com frequência serem usados como sinônimos, negativação e protesto são coisas diferentes. Bem, “protestar um nome” significa oficializar a inadimplência em cartório. Nesse caso, o cobrador busca uma resolução rápida para o débito. Dessa forma, é necessário comprovar a falta de pagamento e então, com toda a documentação em mãos, o tabelião irá avaliar se o protesto da dívida é válido ou não. No caso da negativação de um cliente, o processo é feito inteiramente pelos serviços de proteção ao crédito e o custo da operação é arcado pela empresa. Bem, agora que você já sabe as diferenças entre protesto e negativação, vamos compreender melhor como negativar um cliente.Como negativar um cliente no Serasa – Como é feita a negativação?
Bem, o primeiro passo para iniciar o processo de negativação de devedores é deixar o cliente ciente de que o atraso daquele título pode resultar na inclusão dos dados dele ao SPC e Serasa. Para isso, é possível realizar avisos prévios por meio de mensagens ou contatos telefônicos explicando o período para a quitação do título e então o prazo que leva para negativar o cliente. Mas, como negativar um CPF? Siga esses 4 passos:- Mantenha o cadastro do cliente atualizado: para negativar um cliente é necessário informar todos os dados dele, tais como nome completo, CPF ou CNPJ, valor da dívida, data de compra, data de vencimento e endereço. Se atente para essas informações sempre que cadastrar um novo cliente pois, caso haja divergência nos dados informados, o sistema irá recusar a negativação;
- Tenha documentos que comprovem a dívida: é importante que existam documentos com assinatura do cliente inadimplente que comprovem a existência da dívida. Podem ser carnês, promissórias ou contratos, mas possuindo a assinatura do cliente você reduz as chances de ser acionado na justiça por contestar uma dívida indevida.
- Confira o tempo de atraso no pagamento: é recomendado que a negativação de um cliente ocorra somente entre 30 e 45 dias após o vencimento da dívida. Nesse período, opte por tentar quitar a dívida de maneira amigável.
- Acesse o sistema para negativação: realize o cadastro dos dados do cliente no sistema do Serasa e o órgão de proteção ao crédito entrará em contato com o cliente. Em caso de não pagamento, o CNJP ou CPF será negativado.